PUBLICIDADE

Entidade em MT alerta homens sobre diagnóstico precoce do câncer de próstata

PUBLICIDADE

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), faz um alerta aos homens para que façam todos os exames necessários, com vistas a realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. “No dia 17 comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, razão pelo qual aumenta a mobilização em cuidar da saúde masculina neste mês”, disse o presidente do Conede, Juarez de A. Albuês.

O conselho incentiva todos os homens na faixa dos 40 anos e seus familiares a procurarem orientações nos serviços de saúde para saber mais sobre a prevenção e tratamento. “Lembramos que toda e qualquer enfermidade descoberta no início, aumenta-se a chance de cura”.

A Sejudh realiza a campanha “Novembro Azul” também nas unidades do Sistema Penitenciário. “Precisamos envolver as pessoas na luta contra a doença e no esclarecimento do tratamento, ainda envolto de muito preconceito, principalmente por parte da população masculina”, destaca o titular da pasta, Márcio Dorilêo.

A ação é realizada nas unidades penitenciárias em parceria com a secretaria municipais de Saúde, que cedem os profissionais da área da saúde que realizam exames e conversaram com cada indivíduo. Na maior parte das cadeias públicas são ministradas palestras com o propósito de esclarecer sobre o exame, a doença e suas consequências. “Precisamos dar aos recuperandos acesso a saúde e educação”, completa o adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. De acordo com o Ministério da Saúde, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...
PUBLICIDADE