PUBLICIDADE

Dia Mundial sem Tabaco alerta população sobre os perigos do cigarro em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Rafael Neddermeyer)

Hoje, 31 de maio, é comemorado O Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar à população sobre doenças e mortes que estão relacionadas ao tabagismo. Neste ano, a campanha tem como tema o “Tabaco e Saúde Pulmonar”.

Neste contexto, a secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, mobiliza os municípios para que intensifiquem ações que alertem a população sobre os malefícios causados pelo tabaco.

“O objetivo das ações não está somente voltado ao tratamento, mas também à prevenção das doenças ligadas ao tabagismo. Nas reuniões que temos com os municípios, sempre é discutida a forma de divulgação do tratamento, mas não podemos esquecer que a prevenção também é muito importante” afirmou Sirley Lima, coordenadora da área de Promoção e Humanização da Saúde da SES.

O tratamento do tabagista é uma das ações desenvolvidas pelo Estado, sendo oferecido nas unidades de saúde. Todas as unidades estão aptas a oferecer o atendimento, desde que tenham profissionais capacitados. Atualmente, Mato Grosso conta com 256 unidades, distribuídas entre 88 municípios, que oferecem o serviço de apoio e cessação ao tabagismo. Só neste ano, as unidades já atenderam 1.980 pessoas por meio do Programa de Controle do Tabagismo.

Informações extraídas do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, indicam que, nos últimos anos, a população mato-grossense vem apresentando redução percentual de adultos fumantes.

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão. A exposição ao fumo passivo também aumenta o risco da doença, que é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem considerar o câncer de pele não melanoma), sendo o mais frequente em todo o mundo desde 1985 – tanto em incidência, quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os novos casos de câncer são de pulmão. Em aproximadamente 85% dos casos diagnosticados, o tumor está associado ao consumo de derivados do tabaco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE