quarta-feira, 22/maio/2024
PUBLICIDADE

Dia “D” contra paralisia infantil é sábado em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Com expectativa de imunizar 244,6 mil crianças com até cinco anos, a primeira etapa da campanha contra poliomielite (paralisia infantil) começa neste sábado em Mato Grosso, com as unidades de saúde mantendo atendimentos entre 8h e 17h. A campanha encerra dia 22 de julho.

Em Sinop, onde a meta é imunizar 9,5 mil crianças, as doses estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: Araras, Primaveras, União, Alto da Glória, América, Menino Jesus, Camping Clube, Setor Industrial, Ibirapuera, Bom Jardim, São Cristóvão, Oliveiras, Boa Esperança, Nações, Botânico, Scholtão, Imperial, além da escola Edeli Mantovania e CAPS, entre 7h30 e 17h30 neste dia D. Paralelamente, serão vacinados ainda crianças com menos de dois anos e grávidas contra gripe.

No ano passado, Mato Grosso atingiu 98,11% de cobertura vacinal na primeira etapa e, para esta edição, a expectativa é repetir os números. A segunda etapa contra poliomielite será entre 13 de agosto a 16 de setembro ( na ocasião será feita também vacinação contra sarampo).

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MT Hemocentro realiza encontro estadual sobre conscientização da doação de medula óssea

O MT Hemocentro, unidade especializada administrada pela secretaria estadual...

Nova Mutum define aquisição de nova remessa de produtos para fisioterapia na rede pública

A prefeitura definirá a aquisição de materiais, via processo...

Mais de 3,3 mil animais foram vacinados na campanha antirrábica em Sinop

A equipe do Centro de Combate às Endemias informou...
PUBLICIDADE