PUBLICIDADE

TCE e Receita vão analisar dados de Pasep e ITR para fiscalizar municípios de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Tribunal de Contas de Mato Grosso e a Receita Federal ampliaram a cooperação institucional para fortalecer a fiscalização e prevenir irregularidades nas contas dos municípios. Em reunião realizada na semana passada, as instituições discutiram o compartilhamento de dados sobre as contribuições ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e os convênios de fiscalização e cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR), com foco na identificação de inconsistências e no apoio à gestão municipal.

O trabalho integra a estratégia do presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, de atuação preventiva junto aos jurisdicionados e de cooperação com outros órgãos de fiscalização. “Nenhuma instituição faz controle sozinha. Iniciativas como essa ampliam nossa capacidade de fiscalizar e de apoiar a boa gestão nos municípios”, ressaltou.

Segundo o secretário-geral da Presidência, Nilson Bezerra, os dois temas têm impacto direto nas finanças dos municípios mato-grossenses. No caso do Pasep, os municípios devem recolher contribuição calculada sobre suas receitas correntes e transferências recebidas. “O cruzamento das bases de dados pode contribuir para a identificação de inconsistências e de eventuais recolhimentos não realizados, possibilitando uma atuação preventiva, de modo a evitar multas e outros encargos decorrentes de irregularidades, além de subsidiar a análise das contas anuais de governo”, explicou.

Quanto ao ITR, a Constituição Federal permite que os municípios que optarem pela celebração de convênio com a Receita Federal e assumirem as atribuições de fiscalização e cobrança do imposto recebam a totalidade do valor arrecadado em seu território, em vez dos 50% destinados aos municípios não conveniados.

“Em um estado com a extensão territorial e o peso do agronegócio de Mato Grosso, a adesão representa uma oportunidade relevante de fortalecimento da receita própria municipal”, acrescentou a titular da secretaria Geral de Controle Externo do TCE-MT, Patrícia Leite Lozich.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Notícia anterior
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE