Começa neste sábado, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso e, em Mato Grosso, pelo menos 225.031 pessoas, acima de 60 anos, deverão ser vacinados, segundo dados do Ministério da Saúde. A campanha, que tem como slogan ‘deixe a gripe na saudade. Vacine-se’, será realizada até o dia 8 de maio e tem como objetivo combater o vírus influenza (gripe), reduzindo a motabilidade e interações causadas por ele.
No Escritório Regional de Sinop, conforme Só Notícias informou, a meta é imunizar 14,2 mil, sendo Sinop, a cidade com o maior número de idosos: 5.284. Em Sorriso, serão 2.451; em Lucas do Rio Verde 1.239 e, em Nova Mutum, 1.021. O pólo atende ainda Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itauba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.
Já na abragência do Escritório em Alta Floresta, a expectativa segundo o Ministério é a imunização de 9.431 idosos. Destes, pouco mais de 4 mil são de Alta Floresta, 1,2 mil em Carlinda e Nova Canaã do Norte. Integram a regional também Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.
Na regional de Rondonópolis, que abrange mais 18 cidades, a expectativa é que ao todo sejam imunizados 36,8 mil pessoas, sendo destes, 15,4 mil somente em Rondonópolis.
Já em Cuiabá, 71,5 mil pessoas deverão receber a dose contra gripe entre os 11 municípios atendidos pelo Escritório Regional de Saúde da capital. Somente em Cuiabá, a expectativa é que sejam vacinados cerca de 42,4 mil idosos e, em Várzea Grande, 15,9 mil.
A nível nacional, a meta é imunizar aproximadamente 15.5 milhões de pessoas nesta faixa etária. A previsão é que cerca de 22,1 milhões de doses da vacina sejam distribuídas. O total investido na campanha deste ano é de R$162,2 milhões.