Funcionários da Secretaria de Saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, receberão orientações sobre meningite, hoje à noite, durante uma palestra com a especialista Silbene Lotufo Muller, de Cuiabá. Serão abordados procedimentos que devem ser adotados em suspeitas de contaminação e também cuidados com os pacientes.
A morte de um adolescente com suspeita de meningite, nos últimos dias, deixou a população em alerta, mas a secretaria descartou surto da doença e ainda aguarda confirmação do exame, feito em Cuiabá. O secretário Robson Valadão destacou que, este ano, apenas um caso foi confirmado no município. Outras seis suspeitas foram registradas.
Alguns cuidados podem ser tomados pela população para evitar a contaminação. Entre eles a manutenção do calendário de vacinação das crianças atualizado, evitar aglomerações, manter as casas e outros locais freqüentados (escolas, cheches, salas de reuniões, dentre outros) sempre bem ventilados e ensolarados e manter medidas de higiene pessoal e do lar.
A meningite é uma doença causada por uma inflamação das meninges, tecido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, por vírus, por fungos e por doenças como a tuberculose e geralmente são transmitidas por gotículas, secreções nasais e orais.