O total de casos confirmados de dengue em Sinop de janeiro a outubro deste ano já superou o registrado em todo o ano passado. De acordo com Marlene Escobar, coordenadora do departamento de dengue da Secretaria de Saúde de Sinop, foram, até agora, 307 pessoas já contraíram a doença. No ano passado, foram 653 notificações, dos quais 288 foram confirmadas.
A Secretaria de Saúde do município informou que, dos casos ocorridos este ano, a maioria foi de pessoas que reside no setor comercial e nos bairros Boa Esperança e Jardim Paraíso. A coordenadora explicou que o grande número de casos registrados no setor comercial se deve à uma quantidade considerável de lixo e materiais nos fundos das lojas.
Os comerciantes estão sendo orientados a não manter objetos, incluindo plásticos e isopor que possam reter água da chuva, tornando-se assim potenciais criatórios do mosquito transmissor da doença. A Secretaria Municipal está concluindo um cronograma de ações a serem desenvolvidas, bem como a programação referente ao “Dia D de Combate à dengue” que será no próximo dia 18.