PUBLICIDADE

Dengue: moradores são notificados para limparem terrenos em Alta Floresta

PUBLICIDADE

A falta de cuidados com lixos em seus terrenos tem resultado em notificações para moradores. O departamento de Vigilância Ambiental já emitiu 30 notificações este ano e constatou que cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor são encontrados em lixos domésticos, como latas, copos, plásticos, entre outros.

Segundo o coordenador Claudiomiro Vieira, até o momento nenhuma multa foi aplicada. “Se num prazo de dez dias o morador não tomar as providências é lavrado o auto de infração. Mas todos estão cumprindo as determinações no prazo”, destacou, ao Só Notícias. Pela lei, os proprietários de imóveis em que forem encontrados focos ou locais propícios para a reprodução podem pagar multas que variam de R$ 168 até R$ 1,5 mil.

Entre os meses de fevereiro e março, uma equipe de força-tarefa foi implantada no município e recolheu cerca de 50 caçambas de lixo. “Esperamos que, com os trabalhos desenvolvidos e com o encerramento do período chuvoso o índice de infestação tende a cair”, acrescentou Vieira.

Desde a aplicação do fumacê, que encerrou nos últimos dias, o índice de infestação do mosquito caiu cerca de 60%, passando de 1,74 para 1,10%. Mesmo assim, o município está entre os com maior número de contaminações no Estado. De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, teve 392 notificações no primeiro trimestre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MT Hemocentro precisa de doações para reforçar estoque de sangue tipo O-

O MT Hemocentro, localizado em Cuiabá, único banco de...

Secretarias fazem teste de plataforma de telemedicina em Lucas do Rio Verde

Servidores da secretaria municipal de Saúde de Lucas do...

Hemocentro de MT atende quase 600 pacientes com a doença falciforme 

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de...
PUBLICIDADE