PUBLICIDADE

Dengue matou 136 em todo o país em 2007

PUBLICIDADE

O país registrou 536.519 casos de dengue entre janeiro e novembro do ano passado, com 1.273 confirmados para dengue hemorrágica – forte agravamento da doença – e 136 mortes. Os dados são da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Em 2007, foram notificados quase 200 mil casos de dengue a mais do que no mesmo período de 2006. O aumento, segundo a secretaria, foi influenciado pela ocorrência de epidemias da doença nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

O levantamento aponta ainda que a taxa de letalidade no ano passado foi duas vezes maior que em 2002, quando foi registrado o maior pico epidêmico da doença no Brasil e a taxa de letalidade ficou em 5,5%. Em 2007, a taxa de letalidade chegou a mais de 10% e revela, segundo o boletim, maior gravidade na ocorrência da doença.

Cerca de 80% dos casos de dengue hemorrágica estão concentrados nos estados do Ceará, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Piauí. Também os óbitos foram registrados em maior número nesses estados.

Em relação à distribuição dos casos de dengue por porte de município, 44% das ocorrências foram registradas em cidades com menos de 100 mil habitantes; 27% em localidades com população entre 100 mil e 500 mil; 15% em cidades com população entre 500 mil e 1 milhão da habitantes e 14% em locais com mais de 1 milhão de habitantes.

A Região Centro-Oeste ficou com a maior taxa de incidência do país – 811 casos por 100 mil habitantes. Entre janeiro e dezembro de 2007, a região notificou quase 110 mil casos de dengue e confirmou 190 para dengue hemorrágica, com 34 mortes.

Já a Região Norte registrou o menor número de casos – pouco mais de 46 mil casos, sendo 140 confirmados para dengue hemorrágica, com um total de 14 óbitos.

No Brasil, a dengue ocorre, principalmente, entre os meses de janeiro e maio, período de chuva que contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue como da febre amarela urbana, já erradicada no país. Segundo a secretaria, 82% dos casos suspeitos de dengue, em 2007, foram notificados nesses primeiros cinco meses do ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE