quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Definida campanha de conscientização do câncer de mama no Estado

PUBLICIDADE

A Sociedade Brasileira de Mastologia realiza em Mato Grosso, a partir de hoje, uma campanha educativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, alertando a mulher sobre a prevenção do câncer de mama. “As campanhas servem para ressaltar em nível regional, a importância do diagnóstico precoce do câncer, proporcionando assim 100% de cura dos casos registrados”, disse o médico mastologista, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Mato Grosso, Wilson Garcia Pereira.

Em todos os dias, serão distribuídos folders e panfletos educativos sobre as formas de prevenção, lembretes e precauções, distribuição de camisetas com o slogan da campanha “Câncer de Mama, Fique de Olho”. Além disso, profissionais da saúde, com o auxilio da “mamamiga”, uma mama estilizada parecida com a humana, estarão orientando as mulheres sobre a forma correta de fazer o auto-exame. “Além dessas atividades, foram disponibilizados nos principais pontos da capital, outdoors com o tema da campanha nacional com o objetivo de sensibilizar a população de uma forma geral”, ressaltou o médico.

Conforme Wilson Garcia, a proposta, além de prevenir a doença, é de antecipar ao máximo o diagnóstico e assim melhorar a qualidade de vida e a aumentar as chances de cura entre as pacientes. “Nossa intenção é incentivar as mulheres a procurarem o médico na Policlínica mais próxima de sua casa para que faça o preventivo do câncer de mama”, disse. Ressaltou ainda que mais de 70% das mulheres que buscam pelos serviços já estão em estágio avançado da doença.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido à sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. O que faz muita diferença é a detecção precoce da doença. Toda mulher acima de 20 anos deve realizar mensalmente o auto-exame das mamas e o exame completo, uma vez por ano, com o ginecologista ou mastologista. A idade de maior incidência da doença está entre 50 e 60 anos e é baixa antes dos 30 anos, crescendo de forma acentuada após os 40 anos. O auto-exame deve ser feito logo após a menstruação. A mulher que parou de menstruar deverá escolher uma data fixa para se auto-examinar.

O médico mastologista atenta para a realização do exame da mamografia. Segundo ele é o único diagnóstico capaz de detectar uma lesão não palpável. “A mamografia, é fundamental após os 40 anos. Até os 49 anos, o exame deve ser feito de dois em dois anos. Já a partir dos cinqüenta anos, deve ser feito anualmente. O exame de mamografia tem uma sensibilidade de 70%, daí a necessidade de se repetir todos os anos”, destacou.

Lembrou também da importância da mulher estar familiarizada com a aparência, sensações, formas e texturas de suas próprias mamas para detectar qualquer alteração. Entre os sinais de alerta estão: caroço ou zonas endurecidas na mama, deformação ou alteração no contorno das mamas, retração ou desvio do bico, ferimento em torno do mamilo ou aréola, saliência ou afundamento da pele, secreção na cor de sangue, borra de café ou cristalina e caroço duro na axila. “O auto-exame deve ser realizado todo mês. Se for constatado qualquer sinal anormal, a mulher deve procurar imediatamente o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, ressaltou.

A estimativa é que em Mato Grosso sejam registrados 350 novos casos de câncer de mama neste ano. Somente na capital, será uma média de 110 casos novos. Segundo ele, estão em tratamento em todo Estado, na rede do Sistema Único de Saúde, cerca de 3.600 mulheres. Para 2007, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em todo o Brasil serão registrados 50.000 novos casos. Para o Centro Oeste, a estimativa é de 2.920 casos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE