PUBLICIDADE

Definida ampliação de hospital em Itaúba

PUBLICIDADE

Até amanhã, o prefeito de Itaúba (107km de Sinop), Levino Heller, estará publicando, em Diário Oficial, o projeto da ampliação do hospital do município, para que seja feita e licitação das empresas. Dentro de cerca de 20 dias, este processo já deve estar resolvido para que as obras iniciem ainda este ano.

O prefeito disse ao Só Notícias que o projeto foi elaborado pela própria Secretaria Estadual de Saúde e custará R$ 166 mil dos quais R$ 33 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal. “Pedi um valor maior, mas o Estado disse que não seria possível. Então, a secretaria elaborou um novo projeto adequado ao valor que poderia ser disponibilizado”, completa.

Só Notícias apurou que consta no projeto a reforma e ampliação da cozinha, lavanderia e necrotério do hospital. A área a ser modificada é a estrutura antiga feita de madeira, que fica aos fundos do hospital e anteriormente também ara utilizada como enfermaria e depósito de medicamentos.

“Vamos demolir tudo e construir um novo prédio de material, até por causa das condições de higiene. Se restar alguma sala, ela poderá ser utilizada como enfermaria no caso de excesso de pacientes”, reforça o prefeito.

Atualmente o Hospital Municipal de Itaúba atende cerca de 10 pacientes por dia para internação, além de prestar outros atendimentos, como obstétrico, clínico geral e pediátrico. “Nossa estrutura só é menor, mas temos os mesmos atendimentos que são disponibilizados em Sinop, por exemplo. O que ainda não temos é um serviço de radiologia como a tomografia computadorizada, mas já estamos providenciando raios-x e ultra-sonografias”, acrescenta.

Heller afirma ainda que existe um aparelho de raios-x no hospital, mas que está incompleto, e um de ultra-sonografia, mas que anteriormente faltava profissional para atuar na área. “A sala dos raios-x já está pronta, só falta o aparelho completo e o médico para os ultra-sons também já foi contratado e deve começar a atender nos próximos dias”, salienta.

Hoje, os pacientes que necessitam de atendimentos radiológicos se deslocam até o Hospital Regional de Colíder (54km de Itaúba) ou para Sinop. Conforme Só Notícias já informou, essa verba destinada para a ampliação do hospital de Itaúba, faz parte do convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde e 15 prefeituras de Mato Grosso, visando o repasse financeiro para construção de unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), obras de reforma e ampliação de hospitais e instalação de unidades de Pronto Atendimentos (PA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE