sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Definida ampliação de hospital em Itaúba

PUBLICIDADE

Até amanhã, o prefeito de Itaúba (107km de Sinop), Levino Heller, estará publicando, em Diário Oficial, o projeto da ampliação do hospital do município, para que seja feita e licitação das empresas. Dentro de cerca de 20 dias, este processo já deve estar resolvido para que as obras iniciem ainda este ano.

O prefeito disse ao Só Notícias que o projeto foi elaborado pela própria Secretaria Estadual de Saúde e custará R$ 166 mil dos quais R$ 33 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal. “Pedi um valor maior, mas o Estado disse que não seria possível. Então, a secretaria elaborou um novo projeto adequado ao valor que poderia ser disponibilizado”, completa.

Só Notícias apurou que consta no projeto a reforma e ampliação da cozinha, lavanderia e necrotério do hospital. A área a ser modificada é a estrutura antiga feita de madeira, que fica aos fundos do hospital e anteriormente também ara utilizada como enfermaria e depósito de medicamentos.

“Vamos demolir tudo e construir um novo prédio de material, até por causa das condições de higiene. Se restar alguma sala, ela poderá ser utilizada como enfermaria no caso de excesso de pacientes”, reforça o prefeito.

Atualmente o Hospital Municipal de Itaúba atende cerca de 10 pacientes por dia para internação, além de prestar outros atendimentos, como obstétrico, clínico geral e pediátrico. “Nossa estrutura só é menor, mas temos os mesmos atendimentos que são disponibilizados em Sinop, por exemplo. O que ainda não temos é um serviço de radiologia como a tomografia computadorizada, mas já estamos providenciando raios-x e ultra-sonografias”, acrescenta.

Heller afirma ainda que existe um aparelho de raios-x no hospital, mas que está incompleto, e um de ultra-sonografia, mas que anteriormente faltava profissional para atuar na área. “A sala dos raios-x já está pronta, só falta o aparelho completo e o médico para os ultra-sons também já foi contratado e deve começar a atender nos próximos dias”, salienta.

Hoje, os pacientes que necessitam de atendimentos radiológicos se deslocam até o Hospital Regional de Colíder (54km de Itaúba) ou para Sinop. Conforme Só Notícias já informou, essa verba destinada para a ampliação do hospital de Itaúba, faz parte do convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde e 15 prefeituras de Mato Grosso, visando o repasse financeiro para construção de unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), obras de reforma e ampliação de hospitais e instalação de unidades de Pronto Atendimentos (PA).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE