A equipe da Vigilância a Saúde e Ambiente informou que a expectativa de vacinação contra H1N1 foi superada durante a intensificação da campanha realizada nos três shoppings da capital. De acordo com a coordenadora Ivanete Fortunato, três grupos prioritários ultrapassaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde para Cuiabá que é de 80%: trabalhadores da saúde com 114,7%, crianças de 6 meses até 2 anos de idade com 82,5% e portadores de doenças crônicas com 83,3%.
Em Cuiabá, o grupo prioritário de gestantes vacinadas é de 65,4% e pessoas de 20 a 29 anos é de 44,4%. "A estratégia adotada em Cuiabá foi positiva. Acredito que nos próximos dias atingiremos a meta dos demais grupos", ressaltou a coordenadora.
No total 39,2% da população de Cuiabá recebeu a dose da vacina, ou seja, 105.302 pessoas imunizadas. Segundo Ivanete, o objetivo é que no início da próxima etapa a equipe também elabore outras estratégias para contemplar o grupo prioritário da quarta e quinta etapa que favorece a população de 60 anos e pessoas de 30 a 39 anos respectivamente. "Estamos analisando outras estratégias, quem sabe colocar nossas equipes em supermercados. Vamos definir a melhor estratégia", explicou Ivanete.
A vacinação continua de segunda a sexta, das 7 às 17hs, nos Centros de Saúde e Programa de Saúde da Família (PSF).