O estudante Leonardo Oliveira Pereira, 12, morreu com suspeita de dengue hemorrágica no Pronto-Socorro de Cuiabá, onde ficou internado por 3 dias. Este é o 15º óbito registrado na Capital este ano em decorrência da doença, que já matou 54 pessoas em Mato Grosso. No decorrer de 2009, em todo Estado foram notificados 47.020 casos, sendo que 1.417 pacientes apresentaram agravamento da dengue. Na Capital, 25 pessoas estão internadas com suspeita da doença.
A morte de Leonardo foi registrada às 6h de ontem. Ele estava internado na Sala de Reanimação, considerada uma Semi-Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dentro do PS. Antes de ser encaminhada para o Pronto-Socorro a criança foi atendida 2 vezes na Policlínica do bairro Verdão, onde residia com a mãe e a irmã.
A prima da vítima, Lucimara Pereira Sales, afirmou que a morte de Leonardo por dengue foi uma surpresa para a família. A doença foi descoberta por acaso, pois o menino não apresentava nenhum sintoma de dengue, somente febre. Ela conta que o menino levou um tombo na quarta-feira (16) e no dia seguinte acordou com um inchaço na nádega e um pouco de febre, sendo levado a policlínica. "A médica achou normal a febre dele por causa do tombo, passou 2 remédios e mandou para casa".
Na sexta-feira (18), o menino foi novamente levado a unidade de saúde, e posteriormente encaminhado para o PS, onde fizeram um hemograma e diagnóstico da dengue. Lucimara conta que Leonardo piorou muito no fim de semana e apresentou baixa nas plaquetas. Ela afirma que na família este é o primeiro caso de dengue.
Leonardo cursava a 6ª série na escola municipal Padre Agostinho Colli, no bairro Porto. No Verdão, o número de notificações da doença é preocupante, inclusive com outros registros de morte, Lucimara destaca que a população não sabe o que fazer diante da piscina pública do bairro que é um verdadeiro criadouro do mosquito Aedes aegypti. "Aqui também tem muitos terrenos baldios, mas ninguém faz nada".
Boletim – Dados da Vigilância Epidemiológica a Doenças e Agravos e Eventos Vitais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dão conta que em Cuiabá foram registrados no decorrer do ano 12.071 casos de dengue, sendo 135 pacientes com complicações, 193 com dengue hemorrágica e 3 com síndrome do choque da dengue.
Ontem, 25 pessoas estavam internadas em unidades de saúde por conta da doença. Todas em leitos comuns. Do total de pacientes, 6 apresentam sintomas de dengue hemorrágica, 8 dengue com complicações e 11 são casos simples.
A situação de Cuiabá é considerada grave perante a doença. Segundo a SMS, 40 bairros têm risco de surto da dengue, de acordo com Índice de Infestação Predial (IIP), que apontou uma população larval acima de 3,9%. A situação é considerada grave pelo Ministério da Saúde, que entende como satisfatório índices entre 0 e 1. Os bairros mais atingidos são Pedra 90, Dom Aquino, Jardim Vitória, CPA 3, Jardim Industriário 1 e 2, Tijucal, Cidade Alta e Santa Isabel.