PUBLICIDADE

CPI da Saúde inspeciona policlínicas em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a realidade da saúde pública em Mato Grosso visitou, hoje de manhã, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pedra 90 e a Policlínica do Coxipó, ambas na capital O presidente da comissão, deputado Sérgio Ricardo (PR) avaliou que, se bem estruturas as policlínicas poderão desafogar o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. “Entendemos que essas policlínicas bem estruturadas com médicos e as especialidades médicas, se bem assistidas resolve em muito o problema do Pronto Socorro Municipal”, disse.

Para ele, como essa rede auxiliar está em fase de expansão, é hora de se pensar no futuro: “vamos pensar para daqui a 5 ou 10 anos, está é a proposta da CPI. Temos que ser visionários, construir a saúde do futuro”.

Entre os itens que preocuparam o parlamentar está o atendimento em alta complexidade. Atualmente são realizadas cem cirurgias/mês e há uma fila de 600 pacientes. “Isso para mim é um caos. Como vamos acabar com essa fila? Questionou. O relator da CPI, deputado Wallace Guimarães defendeu uma união de esforços entre União, Estado e municípios de grande porte para atender a essa demanda.

A estrutura atual da Unidade de Pronto Atendimento do Pedra 90 está funcionando há 8 meses, 24 horas por dia, e só nos primeiros quatro meses fez entre 3,2 e 5 atendimentos, nos serviços ambulatorial e pediátrico. A unidade é moderna, equipada com mini UTI com capacidade de manter o paciente grave com vida até enviar ao Pronto Socorro Municipal. Tem ainda, 14 leitos sendo 5 femininos, 5 masculinos e 4 pediátricos. Conta com 80 funcionários e segundo o gerente, Wagson Mendes Costa, “em sua maioria os médicos dessa unidade cumprem a jornada de trabalho integralmente”.

No mesmo espaço físico da UPA, funciona uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF). ” Essa região ( do Pedra 90) tem 100% de cobertura em atendimento de saúde”, informou o secretário de saúde da capital, Luiz Soares. Ao todo, a região tem 6 policlínicas.

Na policlínica do Coxipó são mantidos os atendimentos de Pronto Atendimento (PA) e ambulatorial. No PA, segundo a gerente Maria José Silva Pereira, são feitos cerca de 21,9 mil atendimentos/mês. No ambulatório 9, 8 mil procedimentos são registrados no mesmo período, ultrapassando 31 mil atendimentos.<>P A CPI da Saúde foi criada para traçar um diagnóstico da realidade da saúde pública em Mato Grosso. Na tarde de quinta-feira (12.11) ela visitou os Prontos Socorros Municipais de Cuiabá e Várzea Grande e concluiu que há necessidade de construção de novas unidades nas duas cidades ” que comportem o crescimento e fora do centro nervoso das duas cidades ( as duas unidades estão localizadas em áreas centrais das cidades). Depois de visitar a UPA do Pedra 90 e a Policlínica do Coxipó, agora a CPI visitará, nesta tarde, as policlínicas do Verdão, às 14 horas e da Morada da Serra, às 16 horas.

Desde que foi instalada em 04 de novembro, a CPI da Saúde já provou os 25 requerimentos, sendo 10 requerimentos apresentados pelo deputado Percival Muniz (PPS), 05 requerimentos do deputado Wallace Guimarães, 05 do deputado Sérgio Ricardo e 05 da deputada Chica Nunes. Os documentos pedem que o governo estadual e os municipais apresentem relatórios da situação da rede de saúde, que o estado apresente um Plano Estratégico para a saúde na capital e no interior, convidam o ministro da saúde José Augusto Temporão para vir ao estado debater o SUS, pedem informações sobre obras acabadas e inacabadas em todo o estado, entre outras solicitações.

Na próxima terça-feira (17) às 9 horas, a CPI vai ouvir o presidente do Sindicato dos Médicos (Sindmed) Luiz Carlos Alvarenga, para falar sobre a greve da categoria no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. A próxima atividade da CPI da Saúde será terça-feira (17) às 9 horas, na Sala das Comissões Luiz Carlos Campos da Assembléia Legislativa com a oitiva do presidente do Sindicato dos Médicos (Sindmed) Luiz Carlos Alvarenga, para falar sobre a greve da categoria no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE