O enfrentamento conjunto da dengue no período 2009/2010 entre os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e governo do Estado já apresenta seus primeiros frutos. Na próxima semana tem início o mutirão de limpeza nos bairros das duas cidades com o maquinário do governo.
A limpeza pública foi um dos pontos enfatizados pelo diretor de Vigilância a Saúde e Ambiente da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Wagner Simplício, durante a primeira reunião entre os municípios e Estado, proposta pela SMS no final de agosto.
Nesta terça-feira o vice-governador Silval Barbosa recebeu os representantes dos municípios e anunciou que o governo disponibilizará, para o combate à dengue, quatro patrulhas compostas por três caminhões e uma pá-carregadeira, cada para Cuiabá e três para Várzea Grande. O equipamento estará disponível a partir da próxima segunda-feira (26) por um período de 60 dias.
Simplício pontuou que a limpeza dos bairros deve levar em consideração as regiões que registram o maior número de ocorrências da doença e apresentam maior número de larvas. Seguindo esses critérios, o lançamento do mutirão em Cuiabá será no bairro Pedra 90, onde, desde o início do ano, 1.009 moradores já foram vítimas da dengue.