terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Começam mutirões contra dengue em Sinop

PUBLICIDADE

Uma equipe da Secretaria de Saúde iniciou esta semana os trabalhos de combate e prevenção a dengue em Sinop. Segundo o coordenador Municipal de Endemias, Francisco Crizanto Deluque, agentes estão recolhendo lixos em todos os terrenos baldios da cidade. Inicialmente, o trabalho está sendo feito no bairro Jardim Botânico e deve seguir para o Jardim Jacarandás.

Com o início do período chuvoso, garrafas, sacos plásticos, pneus, latas, caixas, acabam acumulando água e se tornando locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor da dengue. “Esse trabalho vai ser continuo durante as chuvas também, passando por todos os bairros”, destacou.

O coordenador também ressalta que com o início das chuvas a secretaria também deve fazer um trabalho de conscientização nas escolas do município, para que não sejam acumulados lixos nos pátios. Deluque também orienta os moradores para que mantenham seus quintais limpos e colaborem com o controle da doença. As orientações estão sendo feitas diretamente nas residências pelos agentes de saúde.

Nos primeiros meses do ano, durante o período chuvoso, a secretaria registrou uma redução de aproximadamente 50% nas contaminações, em comparação com o mesmo período em 2005. Foram cerca de 300 notificações, enquanto que no ano passado foram mais de 500.

Em alguns bairros, o índice de infestação do mosquito chegou a 13% em alguns meses chuvosos, bem acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. Um levantamentos feito pela secretaria na época também apontam que a maioria dos focos do mosquito, equivalente a 47%, são encontrados em lixos como garrafas, latas e plásticos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE