A vacinação contra a rubéola, que é uma doença infecto-contagiosa causada pelo togavírus e que pode ser fatal, já está sendo feita nos postos sinopenses, das 7h às 11h e das 13h às 17h. No Posto de Saúde Central, na avenida das Figueiras (um dos maiores da cidade), e no PSF Carlos Scholtão (avenida Ita~ubas) a secretaria informou que será feita a partir desta quarta-feira.
A meta é imunizar 50% da população, já que o Sistema Único de Saúde recomenda imunizar pessoas com idade entre 12 e 39 anos. A vacina só não é recomendada para gestantes. Mesmo quem já tomou a vacina deve retornar as unidades de saúde para receber uma nova dose.
“Mesmo sendo uma vacina que está no calendário vacinal, muitos adultos foram vacinados apenas na infância. Por isso, é muito importante tomar esse reforço”, destacou o coordenador da vigilância epidemiológica, Alberto Knoshita.
Ele destaca ainda que a rubéola pode ser facilmente confundida com uma gripe, já que seus sintomas iniciais são: febre, mal estar, tosse, coriza e conjuntivite, posteriormente surgem manchas avermelhadas pelo corpo.
De acordo com a secretaria, Sinop não teve casos de rubéola este ano.
8Atualizada às 16:02hs)