Saúde

Começa vacinação em crianças contra Covid em Sinop

A vacinação contra Covid em crianças entre 5 a 11 anos começou, esta manhã, na Unidade Básica de Saúde, no bairro Jardim Paraíso. Mais de 15,6 mil crianças devem receber as doses do imunizante em Sinop, segundo dados confirmados pela secretaria municipal de Saúde.

Antes de começar a vacinação, a equipe de vacinação da secretaria passou por uma capacitação.  Inicialmente, as crianças que apresentem algum tipo de comorbidade relacionada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid deverão ser contempladas.

A vacinação para crianças deve seguir algumas recomendações feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para este público, a vacinação precisa ser realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos; além de um ambiente acolhedor e seguro para a população.

Já o esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

A vacinação de crianças desta faixa etária ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis. Para fins de registro, deverá ser exigido um documento oficial de identificação da criança e não será necessária a apresentação de prescrição médica para o ato da vacinação.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo - atualizada às 08h20)