PUBLICIDADE

Começa em Lucas do Rio Verde vacinação em crianças contra Covid

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos começou, esta manhã, em Lucas do Rio Verde. O primeiro a receber o imunizante da Pfizer foi um menino, de 9 anos. “Eu estou feliz. Não doeu”, disse a criança que é portador de hidrocefalia, logo após receber a dose da vacina no Posto de Saúde, no bairro Jardim Primaveras.

A mãe do menino, dona de casa Cláudia Dias, comemorou o início da vacinação pediátrica. “É só alegria daqui para a frente. Estou muito feliz mesmo”.

Conforme o esquema de vacinação da semana, até amanhã, a aplicação das doses pediátricas está sendo feita nos PSFs do Jardim Primaveras e Parque das Américas, por agendamento no site da prefeitura. Nestas duas unidades, as salas de vacina estão exclusivas para atendimento do imunizante infantil. A previsão, conforme expectativa da Saúde, é vacinar 7.638 crianças de 5 a 11 anos em Lucas do Rio Verde. Para a primeira remessa, o município recebeu 460 doses. Até agora, 24 crianças receberam as doses.

Meninas e meninos serão imunizados em ordem de idade decrescente, dos mais velhos para os mais novos. Para a vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e ter em mãos os documentos obrigatórios: cartão de vacinas, certidão de nascimento, RG, CPF e laudo médico comprovando a deficiência ou patologia. “A vacina possui dosagem e composição específicas. Além disso, os frascos têm a tampa da cor laranja para diferenciar das doses já usadas em outras faixas etárias”, explicou a coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, enfermeira Cláudia Engelmann.

O Ministério da Saúde orienta que haja nas crianças uma observação de 20 minutos, após a aplicação da dose pediátrica, dentro do posto de vacinação. A ideia é dar mais segurança aos pais, por ser um imunizante novo.

Assim como outras vacinas, a dose pediátrica também pode causar algumas reações comuns, como dor no local da aplicação, febre e sensação de mal-estar. A segunda dose para crianças de 5 a 11 anos deve ser aplicada dois meses após a primeira.

A recomendação é que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid e qualquer outra vacina do calendário infantil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE