Saúde

Começa daqui a pouco carreata contra a dengue em Sinop

Hoje é comemorado em todo o país o dia D combate a dengue e, em Sinop, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde fará uma campanha de conscientização com a comunidade. Cerca de 50 agentes de saúde farão uma carreata na avenida Julio Campos e ficarão a durante toda a manhã em dois supermercados, orientando a população sobre os cuidados com a doença.

Também irão mostrar para as pessoas os objetos e locais propícios para a criação do mosquito transmissor da dengue, como pneus, garrafas, vasos, entulhos, entre outros.

Nesse período de chuvas os números da doença aumentam muito na região, visto que é mais fácil o acumulo de água nesses locais. Uma equipe da secretaria está fazendo a coleta desses objetos desde outubro, principalmente nos terrenos baldios.

Na última campanha, realizada na temporada das chuvas, foram recolhidas mais de mil toneladas de lixo e pneus que lotaram oito carretas sendo levados para São Paulo onde serão reaproveitados.

Só no primeiro semestre deste ano foram 521 notificações e 112 casos confirmados. Entre eles um paciente com dengue hemorrágica. No mês de agosto Sinop apresentou um índice de 0,08% de infestação do mosquito Aedes Aegypti, abaixo do máximo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde de 2%.

A abertura está marcada para às 08 horas na secretaria.