Começou ontem, em Sinop, a aplicação do fumacê como forma de reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti). Serão cinco ciclos do inseticida deltametrina. Sete veículos da Secretaria Estadual de Saúde estão sendo usados para passar o veneno em todos os bairros. De acordo com o cronograma, serão três dias seguidos de aplicação. Outros três de intervalo e depois mais três em atividade. A orientação é para que as janelas e portas das residências fiquem abertas.
O primeiro ciclo será até amanhã. O segundo, dos dias 7 a 9, o terceiro entre 13 a 15, o quarto de 19 a 21 e, o quinto, 25 a 27. A ação tem como foco eliminar o mosquito adulto. No entanto, a população também está sendo convocada a auxiliar no combate a doença, eliminando as larvas e os criadouros em potencial.
Hoje à noite os agentes estarão percorrendo os bairros Novo Estado, Santa Rita, Jardim dos Ipês, São Paulo, Jardim Primaveras, Residencial Jacarandás, Residencial Celeste, Jardim Paulista 1 e 2, Residencial Santa Mônica, Jardim das Nações e Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com a secretaria de Saúde de Sinop, foram contratados mais 18 agentes para atuar no combate ao ciclo de transmissão e contaminação pelo mosquito da dengue. Em Sinop, foram registrados, de janeiro até o dia 26 de agosto, 1.653 casos de dengue clássica, 8 de dengue com complicações, 7 de dengue hemorrágica e 3 óbitos.
(Atualizada às 10h30)