sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Colíder otimizará ações de castração para reduzir população de animais de rua

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura fará chamamento público, dia 5 do próximo mês, para credenciamento de empresas voltadas a procedimentos clínicos e exames laboratoriais no ramo veterinário, visando ampliar trabalhos na área de castração animal e avaliação de zoonoses em Colíder (150 quilômetros de Colíder). O orçamento estimado para o certame é de R$ 186 mil.

De acordo com o certame, as atividades abrangerão cães e gatos (de ambos os sexos) não domiciliados ou sob responsabilidade de tutores em situação de carência, incluindo a castração cirúrgica e tratamento medicamentoso. Também estão previstas verificações de hemograma com plaquestas, testes de cinomose nos caninos e demais.

No edital, a medida é indispensável na política de saúde pública local, considerando a série de patologias ocasionadas pelo descontrole populacional das espécies. Equipes da prefeitura, através da secretaria municipal de saúde, supervisionaram o recolhimento de animais em condições de rua para o andamento das ações. Deverá ser feito estudo das localidades ou regiões para atendimento prioritário ou emergencial e parceria com ongs para adoção posterior.

É estritamente proibido, segundo o a prefeitura, “a prática de extermínio de cães e gatos como método de controle populacional e sanitário, sob pena de enquadramento do infrator nas sanções previstas nas legislações repressivas”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE