quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Centro de Triagem na Arena Pantanal em Cuiabá tem rigoroso protocolo de higienização

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Cerca de 600 pessoas passam por dia pelo Centro de Triagem na Arena Pantanal em busca de atendimento para realização do teste da Covid-19.  Com grande número de pessoas circulando no local, há um rígido protocolo de higienização para reduzir os riscos de contágio do novo coronavírus. Para realizar todo processo de limpeza dos espaços, uma força-tarefa conta com a dedicação de 30 profissionais de limpeza responsáveis por todo o complexo de saúde. De acordo com Graciele Marques Rodrigues, coordenadora da equipe de profissionais da limpeza, quando os atendimentos são encerrados, todos os espaços do Centro de Triagem passam por limpeza.“No período noturno é realizada a desinfecção geral: teto, paredes, chão e mobílias”, explicou.

Além de contar com rigoroso processo de limpeza, o Centro de Triagem está equipado com 22 aparelhos de toten dispenser de álcoool 70%, espalhados em pontos estratégicos. O aparelho permite higienização automática das mãos sem precisar tocar ou apertar nenhum botão. Para isso, basta colocar as mãos dentro do espaço para receber uma grande borrifada.

Todo os parelhos usados no processo de triagem. A exemplo, o esfigmomanômetro (utilizado para aferir pressão) e termômetro digital, sempre são desinfetados antes de serem utilizados em um novo atendimento.  O aparelho de tomografia passa pelo mesmo processo de limpeza após ser utilizado. Esse procedimento é realizado pelo profissional de saúde.

Quem passa pelo local garante que o ambiente está limpo e não representa insegurança. A paciente Meire Oliveira esteve no Centro de Triagem, na quarta-feira para realizar o teste da Covid-19. Contou que ficou impressionada com a estrutura e organização. “Aqui é tudo muito bem organizado, é tudo muito limpo. Os profissionais estão paramentados, tem álcool em todos os lugares para gente limpar as mãos, os banheiros estão bem limpinhos, eu gostei bastante. Essa parte de higienização está muito boa, eu não me senti insegura, o Governo e os profissionais estão de parabéns”, elogiou a paciente.

Uma das coordenadoras que atua na linha de frente do combate à Covid-19, Patrícia Dourado, disse que todo esse trabalho vem sendo reconhecido pelas pessoas é decorrência “de um treinamento realizado com todos os profissionais para a limpeza de cada objeto utilizado no atendimento. “Tudo foi pensado seguindo os manuais da Anvisa e tudo que preconiza a organização Mundial de Saúde”.

Ela conta ainda que os profissionais tiveram treinamentos específicos sobre troca de roupas de maneira segura e onde dispensar material descartável. “Foi tudo muito bem pensado para garantir a segurança de todos”, explicou a gestora.

O atendimento no Centro de Triagem é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde no combate à pandemia. O atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 600 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE