quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Centro de Triagem da Covid já atendeu mais de 115 mil pessoas em 7 meses de funcionamento em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Centro de Triagem Covid-19 que auxilia a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, por meio da detecção e tratamento da doença já atendeu de julho do ano passado até ontem, 115.816 mil pessoas. Desses, 19.101 testaram positivo para o Coronavírus, 63.584 tiveram o resultado negativo e 33.131 apresentaram quadro suspeito da Covid-19.

No mesmo período, foram realizadas 8.746 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 52.232 medicamentos. Os remédios são fornecidos somente após realização de consulta e prescrição médica.

Somente ontem, o Centro de Triagem registrou 945 atendimentos e realizou 45 exames de tomografia.

Com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento, o Centro de Triagem passou a utilizar um teste de detecção do Coronavírus mais moderno e eficaz. O teste é o de pesquisa de antígeno que, assim como um teste rápido, acusa o resultado em 15 minutos. Contudo, essa nova modalidade é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19.

Por meio do novo teste, o Centro de Triagem diminuirá a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos. Em vez da análise do sangue, o teste faz a análise da secreção nasofaringe. Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE