PUBLICIDADE

Casos de dengue triplicam em Sinop

PUBLICIDADE

Sinop deve encerrar 2007 com um crescimento alarmante nos casos de dengue. Até novembro, foram confirmados pela Secretaria de Saúde, 1.437, número bem superior ao do ano passado, quando foram 436. A falta de cuidado dos próprios moradores, que acabam acumulando lixos em seus quintais, associada ao período chuvoso, são apontadas com principais causas para essa elevação.

O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Valério Gobatto, explicou que outro fator para esse aumento, de 229%, é a conscientização da população em procurar um médico quando apresenta os sintomas da doença. Esse foi foco de uma intensa campanha da secretaria, para evitar que os casos se agravassem.

Fevereiro e março tiveram o maior número de contaminações. Foram 344 e 456, respectivamente, caindo para 210 em abril, e 134 em maio. Nos meses seguintes a queda foi maior, passando para 76, 47 e 14, em junho, julho e agosto. Entre setembro e novembro, foram apenas 13 casos.

Além do alerta aos moradores, o coordenador destaca que equipes da secretaria continuam fazendo um arrastão em todos os bairros, recolhendo lixos que possam acumular água e facilitar a reprodução do mosquito transmissor, e mantém as visitas nas residências.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE