Saúde

Casos de Covid caem mais de 75% em Sinop e mais de 259 mil doses da vacina foram aplicadas

A secretaria municipal de Saúde informou, ao Só Notícias, que foram confirmados, no primeiro trimestre, 372 pacientes da Covid internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e enfermarias de Sinop. Foram registrados 149 casos do vírus em janeiro, 176 casos em fevereiro e outros 47 em março, chegando a um dos menores patamares desde o início da pandemia, há mais de 2 anos.

Os números representam queda de 79,42% em relação ao mesmo período em 2021, quando foram contabilizados 1,8 mil sob cuidados no sistema de saúde público.

A secretária Daniela Galhardo apontou  “Tivemos a ampliação na Unidade de Pronto Atendimento, com a adição de novos 46 leitos, realizamos distribuição dos atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde com testes rápidos e a triagem será mantida até o fim do ano”.

Foram aplicadas 259,1 mil doses da vacina ( 1ª, 2ª e 3ª) e o mais recente balanço indica que estão armazenadas cerca de 17 mil doses para os que ainda não foram completar o ciclo. Parte da população que se encontra com o esquema vacinal incompleto, em especial a terceira dose, deve “procurar os centros de atendimento, deixando o seu cartão de vacinação em dia e sem esperar por outro surto viral, que possa gerar aglomeração de pessoas e riscos à população”, reforçou Galhardo.

O coordenador do Centro de Endemias, Jorge Bevilaqua, detalha que, com o avanço da vacinação e redução de casos e mortes ainda não é possível apontar quando ela se tornará endêmica. “Estamos em uma pandemia mais controlada, muitas regiões pelo mundo ainda estão sendo afetadas. Temos uma infinidade de variações em ação com sintomatologias diferentes, parte da população que não adere às vacinas, vacinas que ainda estão em estágio de desenvolvimento inicial, então só o tempo dirá”.

Ao todo, 33,6 mil moradores foram infectados nos últimos dois anos e outros 33,3 mil se recuperaram. O ano inicial da pandemia na região (2020) foi marcado por 143 mortes e o seguinte com 313 vidas perdidas pela covid.

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)