Na busca de atender a demanda dos usuários que necessitam do sangue e manter os estoques no período de carnaval, o MT – Hemocentro, unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança mais uma campanha estadual, a ‘Hemofolia 2008’. “É necessário que se façam campanhas para esse período devido às grandes concentrações populares que podem provocar acidentes e ocorrências policiais violentas que fazem com que os hospitais requisitem grandes quantidades de sangue para socorrer as vítimas”, enfatizou a diretora Eliana Rabanne. A campanha prossegue até o dia 02 de fevereiro.
Com mais esta campanha, a diretora espera aumentar o número de doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação. Como brinde estará sendo entregue aos doadores uma camiseta com o tema da campanha.
A diretora destaca também, que devido ao problema de inúmeros casos de febre amarela no Brasil, as pessoas que forem vacinadas só poderão doar sangue após três semanas. “Gostaria de chamar a atenção daqueles que não forem vacinar ou que já vacinaram respeitar o intervalo, mas continuar colaborando com o MT – Hemocentro para garantir a demanda do sangue em nosso Estado”, ressaltou a diretora.
O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe e resfriado, hepatite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.
Doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis. Cada bolsa salva em média de três a quatro vidas. A