Começa dia 09 de agosto o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola, uma parceria da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) com o Ministério da Saúde (MS) e as Secretaria Estaduais de Saúde (SES). Em Mato Grosso será dirigida a pessoas na faixa etária de 12 a 39 anos, tanto homens como mulheres, com ênfase na família. A meta de vacinação no Estado é de 1.520.828 pessoas, das quais 774.579 são homens e 746.249 são mulheres. A campanha termina no dia 12 de setembro.
No ano de 2007, Mato Grosso registrou um total de 95 casos de rubéola confirmados, sendo 26 casos em mulheres e 69 em homens, assim distribuídos: 55 casos no município de Sorriso, 20 em Lucas do Rio Verde, 10 em Cuiabá, 04 em Barra do Garças, 02 em Nova Mutum, 02 em Várzea Grande, 01 em Juruena e 01 em Alta Floresta.
Neste ano já foram registrados 11 casos: 03 no município de Sorriso, 02 em Várzea Grande, 02 em Lucas do Rio Verde, 01 em Vera, 01 em Campo Verde e 01 em Acorizal.
A enfermeira responsável pelo agravo de doenças enxantemáticas (transmissíveis), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Dalva Regina Brunca, explicou o início da campanha é estratégico. “Como as crianças vão voltar aos Postos de Saúde para tomar a segunda dose da vacina contra a Poliomielite nessa data, vamos aproveitar para vacinar toda a família contra a rubéola, também”, disse Dalva Regina, lembrando que a família não deve esquecer o Cartão de Vacina ao se dirigir aos Postos de Saúde e outras unidades básicas.
A vacinação ocorrerá em duas grandes frentes: com a aplicação da vacina dupla viral (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o Estado, e por meio da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em indivíduos entre 12 e 19 anos. De acordo com Dalva Brunca, todos devem ser vacinados, independente do histórico de vacinação ou doença anterior.


