sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra gripe em idosos será lançada hoje em Sinop

PUBLICIDADE

O lançamento será a partir das 13:30h, no Clube dos Idosos, com a vacinação dos associados. Depois de amanhã, 30, será o dia D da campanha de vacinação contra gripe para os que tem mais de 60 anos, com aplicação de doses em todos os postos de saúde da família de Sinop. Ela deve seguir até meados do mês que vem.

Para 2005, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 3,885 idosos, contra 3,378 de 2004. A vacina é gratuita, crianças e gestantes, também podem ser vacinadas, no caso de sobra de doses. A campanha está sendo realizada em todo o estado de Mato Grosso. Na região Norte são 17 municípios, que devem imunizar 9,820 idosos. Os municípios com maiores índices de idosos nessa faixa etária são: Sinop (3.885); Sorriso (1.166); Lucas do Rio Verde (863); Marcelândia (569) e Nova Mutum (530).

Mesmo quem já tomou a dose contra a gripe deve se vacinar novamente. Isso porque, a cada ano, é preparada uma nova vacina a partir das cepas (subtipos) do vírus que circularam no país no ano anterior. Só não podem ser vacinados aqueles que têm alergia comprovada à proteína do ovo, pois a dose é produzida em embriões de galinha. Por mais que a vacina passe por um processo de purificação, é possível que sobre algum resquício do ovo.

A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação torna a dose mais potente. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A dose leva duas semanas para ter efeito e deve ser tomada todos os anos. Estimativas de estudos internacionais indicam que essa medida provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa. Além disso, constam nos resultados desses estudos a redução de 19% do risco de hospitalização por doença cardíaca e em até 23% do risco de doenças cérebrovasculares. O Brasil é um dos poucos países que têm oferecido gratuitamente a vacina para maiores de 60 anos.

Em todo o país, existem, hoje, mil pessoas com mais de 100 anos de idade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000. A população de 60 anos ou mais corresponde a 8,6% do total de habitantes do país, para quem são destinados cerca de 24% dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE