sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Campanha contra câncer bucal começa sábado em Sinop

PUBLICIDADE

Odontólogos da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Sinop e da Secretaria Municipal de Saúde realizam a partir deste sábado a Campanha contra Câncer Bucal. Durante a campanha os profissionais estarão realizando pré-atendimentos para a população, e diagnosticando casos de doenças.

No sábado e domingo os profissionais estarão atendendo toda a população na unidade móvel do Centro de Especialidades Odontológicas, que deve ficar no estacionamento de um supermercado na avenida das Itaúbas, onde há grande movimento de pessoas.

A partir de segunda-feira, até dia 11, os atendimentos serão feitos nos postos de saúde em que há consultórios odontológicos. Os pacientes que apresentarem quaisquer lesões ou indícios de doenças bucais, serão encaminhados ao Centro de Especialidades, onde será feita a coleta do material para a realização dos exames que forem necessários.

A campanha tem como objetivo orientar as pessoas sobre os cuidados com a saúde bucal, realizando auto-exames e diagnósticos, que possibilitam tratar as doenças em seu início, reduzindo casos de lesões malignas.

No último dia 21 cerca de 60 profissionais da área receberam uma capacitação sobre câncer bucal, orientando sobre os fatores de risco da doença e os preparando para a campanha.

Em 80% dos casos, o câncer bucal é causado pelo tabagismo, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses mal ajustadas. Quando atinge os lábios, pode ser provocado pelos raios solares. Os principais sintomas são feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, manchas esbranquiçadas e avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, dificuldade em se alimentar e emagrecimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE