A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) prorrogou o prazo de entrega das GIAS/ICMS de 31 de outubro para o dia 10 de novembro. A alteração foi resultado de uma reivindicação do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), devido a problemas técnicos no portal da Sefaz.
O presidente do Conselho de Contabilidade, Ironei Marcio Santana, em reunião com o secretário de Estado de Fazenda, Waldir Teis, na semana passada, apresentou a preocupação com as condições de trabalho dos contabilistas.
As empresas que têm Gias/ICMS em atraso foram notificadas pelo órgão dando prazo de cinco dias para a entrega a contar da data de recebimento do documento, o que em alguns casos seria no dia 26 de outubro. ” O site da Sefaz ( www.sefaz.mt.gov.br) ficou fora do ar, o que impossibilitou que o prazo fosse cumprido”, explica Ironei Santana.
Apesar da mudança da data limite de entrega, o presidente do Conselho solicita aos colegas que continuem a entregar normalmente as GIAS/ICMS porque os dados constantes no documento definem o Índice de Participação dos Municípios –IPM.