quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Campanha contra a poliomielite já vacinou 202.330 crianças no Estado

PUBLICIDADE

A 26ª campanha de vacinação contra a poliomielite, em Mato Grosso, deve alcançar uma cobertura acima de 95% de crianças vacinadas contra a doença. A estimativa foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Saúde do Estado, Beatriz Alves de Castro, informou que até a última quarta-feira (24.08) já alcançou a marca de 70.57% de cobertura vacinal em todo o Estado, o que significa a vacinação de 202.330 crianças. “Como temos ainda 21 dias de vacinação estimamos fechar a campanha com percentual acima dos 95% de meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, estimou a coordenadora.

A Secretaria de Estado de Saúde agradece a cooperação dos pais e responsáveis pelo cuidado com as crianças, que prontamente atenderam à convocação do Estado em levar as crianças aos postos de vacinação no dia 20 de agosto, o dia D da vacinação e convida aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de vacinar seus filhos contra a poliomielite a procurem um Posto de Saúde mais próximo de sua residência. A campanha vai até o dia 15 de setembro.

Beatriz Castro informou também, que a vacina contra o sarampo está sendo oferecida nos mesmos locais onde as crianças são vacinadas contra a poliomielite. “Nos últimos meses foram registrados, em Santa Catarina, seis casos importados de sarampo. Essas ocorrências tornam muito recomendáveis a vacinação de crianças que ainda não foram vacinadas contra o sarampo”, explicou. Crianças de um a doze anos que ainda não foram vacinadas contra a doença, ou que estão com as vacinas em atraso, devem comparecer às unidades de saúde munidas de suas carteirinhas de vacinação para que recebam a dose adequada da vacina contra o sarampo e também para a atualização de outras vacinas como a da difteria, tétano, coqueluche, caxumba e febre amarela.

No lançamento da campanha, dia 20 de agosto, o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, conclamou os pais e mães de crianças na faixa etária de zero a cinco anos a levarem seus filhos até os locais de vacinação. Ele reiterou que o objetivo do Estado, nessa campanha, é conseguir a cobertura vacinal de 100 por cento das crianças mato-grossenses, desse modo mantendo o Estado na condição de livre da poliomielite. ”As parcerias com as prefeituras de todo o Mato Grosso, são uma condição indispensável para fazer chegar a vacina a todas as crianças, inclusive aquelas que moram na zona rural e em localidades de difícil acesso. A meta da Secretaria de Estado de Saúde é imunizar 286.720 crianças de Mato Grosso, conseguindo assim uma cobertura vacinal de 100%”,concluiu o secretário Augustinho Moro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE