quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Campanha contra a poliomielite já vacinou 202.330 crianças no Estado

PUBLICIDADE

A 26ª campanha de vacinação contra a poliomielite, em Mato Grosso, deve alcançar uma cobertura acima de 95% de crianças vacinadas contra a doença. A estimativa foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Saúde do Estado, Beatriz Alves de Castro, informou que até a última quarta-feira (24.08) já alcançou a marca de 70.57% de cobertura vacinal em todo o Estado, o que significa a vacinação de 202.330 crianças. “Como temos ainda 21 dias de vacinação estimamos fechar a campanha com percentual acima dos 95% de meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, estimou a coordenadora.

A Secretaria de Estado de Saúde agradece a cooperação dos pais e responsáveis pelo cuidado com as crianças, que prontamente atenderam à convocação do Estado em levar as crianças aos postos de vacinação no dia 20 de agosto, o dia D da vacinação e convida aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de vacinar seus filhos contra a poliomielite a procurem um Posto de Saúde mais próximo de sua residência. A campanha vai até o dia 15 de setembro.

Beatriz Castro informou também, que a vacina contra o sarampo está sendo oferecida nos mesmos locais onde as crianças são vacinadas contra a poliomielite. “Nos últimos meses foram registrados, em Santa Catarina, seis casos importados de sarampo. Essas ocorrências tornam muito recomendáveis a vacinação de crianças que ainda não foram vacinadas contra o sarampo”, explicou. Crianças de um a doze anos que ainda não foram vacinadas contra a doença, ou que estão com as vacinas em atraso, devem comparecer às unidades de saúde munidas de suas carteirinhas de vacinação para que recebam a dose adequada da vacina contra o sarampo e também para a atualização de outras vacinas como a da difteria, tétano, coqueluche, caxumba e febre amarela.

No lançamento da campanha, dia 20 de agosto, o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, conclamou os pais e mães de crianças na faixa etária de zero a cinco anos a levarem seus filhos até os locais de vacinação. Ele reiterou que o objetivo do Estado, nessa campanha, é conseguir a cobertura vacinal de 100 por cento das crianças mato-grossenses, desse modo mantendo o Estado na condição de livre da poliomielite. ”As parcerias com as prefeituras de todo o Mato Grosso, são uma condição indispensável para fazer chegar a vacina a todas as crianças, inclusive aquelas que moram na zona rural e em localidades de difícil acesso. A meta da Secretaria de Estado de Saúde é imunizar 286.720 crianças de Mato Grosso, conseguindo assim uma cobertura vacinal de 100%”,concluiu o secretário Augustinho Moro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop fecha mês com mais duas mortes por chikungunya, aponta secretaria

Mato Grosso teve 58 óbitos confirmados por chikungunya neste...

Lucas do Rio Verde libera vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para...
PUBLICIDADE