Nos últimos sete anos, o panorama dos indicadores da mortalidade infantil, em menores de um ano, no município de Alta Floresta apresentou um declínio significativo.
Em 2000 houve 31 óbitos de crianças antes de completarem um ano de vida. Em 2005, foram 17 casos. A queda foi de 45%, e a Secretaria de Saúde projeta redução maior para este ano baseada nos investimentos na rede de atenção básica, através da implantação de novas equipes de saúde da família, capacitação multiprofissional, aquisição de equipamentos e medicamentos básicos e aumento nas ações de promoção e proteção, como a vacinação e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, principalmente durante o primeiro ano de vida.
A secretaria também destaca os investimentos na rede de atenção secundária, através da aquisição de equipamentos e insumos e da capacitação dos profissionais que atuam diretamente na assistência ao pré-parto, parto e pós-parto, visando principalmente, a humanização do atendimento à gestante e o incentivo ao parto natural.