O Centro de Triagem Covid-19 atenderá exclusivamente às pessoas com deficiência neste domingo das 8h às 12h. A ação é promovida pelo governo de Mato Grosso e secretária Estadual de Saúde, em consonância com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O público especifico poderá realizar testes de coronavírus, consultas e receber medicamentos para o tratamento precoce, caso seja diagnosticado Covid. Além dos serviços de saúde, a coordenação do Centro de Triagem está preparando uma recepção especial. Serão entregues cestas básicas, kits de higienização contendo mascará e álcool 70%, além de cadeiras de rodas.
Os interessados em participar da ação devem acessar o site do governo do Estado para realizar o agendamento do atendimento. Na página oficial, clique na opção de atendimento exclusivo. Preencha os dados do formulário eletrônico com CPF, nome, data de nascimento, sexo, endereço, cidade, bairro, e-mail, celular e confirme na opção agendar para finalizar a solicitação.
Para realização dos atendimentos, a unidade disponibilizou cerca de 500 senhas. Até a publicação desta matéria, consta no sistema o agendamento de 150 pessoas. Com isso, ainda restam 350 senhas disponíveis. Os acompanhantes presentes no dia também poderão realizar todo processo de testagem e consulta.
De acordo com a coordenadora do Centro de Triagem Covid-19, Patrícia Dourado, “esse público específico necessita de um atendimento diferenciado com toda atenção e cuidado”.
Ela destacou ainda que, durante o período de quase dois meses de funcionamento da unidade, poucos deficientes procuraram o serviço no local. “Atendemos poucas pessoas com deficiência que buscaram o Centro de Triagem para realizar o teste, queremos aumentar o número de testes para eles. São pessoas que precisam de um cuidado diferente, então precisamos sempre proporcionar este tipo ação para todos, ainda mais agora com a pandemia”.
O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. Com quase dois meses de funcionamento, o Centro de Triagem da Covid-19 já atendeu 33.959 pacientes. Os dados atualizados foram divulgados, ontem, pela coordenação da unidade.
De acordo com a tabela de dados, desde 22 de julho foram diagnosticadas 6.196 pessoas com a Covid-19. Outros 17.440 tiveram resultado negativo e 10.323 foram considerados suspeitos de estarem com a doença. Além disso, foram realizadas 2.581 tomografias, importante exame de avaliação dos pulmões dos pacientes infectados.
O local possui uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.