PUBLICIDADE

Após 18 anos Sinop usará novo larvicida contra Aedes Aegypti

PUBLICIDADE

Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rodonópolis e Sinop são os cinco municípios que deixarão de utilizar o larvicida temefós no combate as larvas do mosquito Aedes Aegypti. O novo larvicida recomendado pelo Ministério da Saúde é o diflubenzuron. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Cesário Alves Rocha, o temefós foi utilizado em Sinop por 18 anos e, em março, foi constatado que algumas larvas estavam resistindo. Cesário disse, ao Só Notícias, que o novo larvicida será utilizado no final de outubro, pois é necessário esperar a finalização do programa onde serão inseridos os dados de utilização. A Secretaria de Saúde de Sinop já recebeu 12 kg do produto e, segundo Cesário, para cada mil litros de água é usada uma grama do diflubenzuron.

O produto será utilizado em bocas de lobo, valetões, caixas d`água e em locais onde as larvas são encontradas. Dados da secretaria apontam que cerca de 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos imóveis, lixos que acumulam água (latinha, tampinha de garrafa, pneus, em calhas, em vasos de plantas e caixas d`água descoberta). Cesário recomenda que a população redobre a atenção para que durante o período de chuvas, que está se aproximando, não haja uma infestação do mosquito. O coordenador disse também que as multas continuarão sendo aplicadas. Desde março foram mais de 200. O valor é de 100 UR (Unidade de Referência), representando R$ 162.

Conforme Só Notícias já informou, dados da Secretaria Estadual de Saúde, apontam que, de 1° de janeiro até agora, em Mato Grosso, foram notificadas 41.524 pessoas com dengue (2,7 mil a mais que o mesmo período de 2009). Até o momento, foram confirmadas 50 mortes e outras 9 estão sob investigação. Sinop tem 9 mortes, sendo 8 confirmadas e uma sob investigação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE