Os resultados da aplicação do fumacê para combate da dengue já começam ser sentidos nas unidades de saúde, que registraram uma redução no número de notificações. Equipes estão no município desde o dia 15 e percorrem todos os 41 bairros. Apesar das chuvas, que atrapalharam os trabalhos em alguns dias, o prazo será cumprido. Esta semana, de acordo com o Escritório Regional de Saúde, está sendo feito o quarto ciclo.
Os moradores são orientandos para que, durante a borrifação, abram as portas e janelas de suas residências e estabelecimentos e cubram os recipientes com água ou alimentos. O veneno utilizado é o UBV pesado, que mata os mosquitos que transmitem a doença, mas não as larvas e ovos.
Locais que acumulam água, como latas, garrafas, pneus, caixas, são propícios para proliferação do mosquito e grande parte dos focos é encontrada nos próprios quintais. No mês passado, uma equipe de força-tarefa percorreu todos os bairros para recolher esses materiais, principalmente nos terrenos baldios.
A medida foi tomada após o município ter um crescimento alarmante no número de casos, assim como outros da região. Entre janeiro e fevereiro teve um crescimento de cerca de 300% em relação a 2006. Foram 342 notificações. Em todo o Estado, o maior número de notificações ainda é a região Norte.