Usuários do SUS –Sistema Único da Saúde– poderão fazer suas sugestões e reclamações pelo serviço de ouvidoria. Desde a semana passada, o atendimento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e, ainda esta semana, deve ser definida a sede e o telefone 0800 (gratuito) para o serviço.
Segundo o secretário Robson Valadão, o sistema municipal de ouvidoria do SUS foi criado no final do ano passado. Desde a última sexta-feira, o Conselho Municipal de Saúde está atuando em nova sede. “É a primeira sede própria da instituição, equipada com telefone, fax, internet, computador e impressora, e todo o equipamento e material necessários para o seu funcionamento autônomo, sem dependência da prefeitura”, explicou.
Jurandir Aparecido de Carvalho, usuário representante da Fundação Servir, também foi nomeado novo presidente. Nos últimos anos, o conselho era dirigido pelo próprio secretário. “É uma maneira de os membros ganharem maior capacitação e visualização sobre o que ocorre dentro da prefeitura em relação à saúde pública”, concluiu Valadão.