Com um crescimento expressivo nos casos de dengue, a Secretaria de Saúde ainda aguarda a liberação do fumacê para diminuir a infestação do mosquito transmissor da dengue. O coordenador do departamento de Vigilância Ambiental, Claudiomiro Vieira, disse que já houve sinalização positiva da Secretaria do Estado de Saúde e que aguardam para março a liberação. “Os veículos do Estado estão sendo utilizados em outros municípios e só depois devem vir para cá”, explicou.
Nesses dois meses, o município já registrou 240 notificações. “Extra-oficialmente já temos 96 casos confirmados”, alertou. O número é cerca de 300% maior que no mesmo período do ano passado. Mesmo sem o fumacê, a secretaria continua realizando o bloqueio com veneno e limpeza num raio de 100 metros da residência do paciente, além dos trabalhos de orientação.
No início do mês também foi criada uma força-tarefa para atuar no recolhimento de lixos que acumulam água e servem de criadouros para o mosquito, em residências, estabelecimentos, terrenos baldios e áreas verdes. Vieira alertou que mesmo com todas as medidas os casos podem aumentar nos próximos dias, devido a intensidade das chuvas. “Temos casos de contaminação surgindo em vários setores”, explicou.
Em Sinop, a aplicação do fumacê para controlar o surto da doença já foi liberado e deve começar na semana que vem.