Equipes da Vigilância em Zoonoses estão intensificando as ações de orientação e combate aos criadouros do Aedes aegypti em pontos estratégicos de Cuiabá. A medida visa conter o aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya durante o período de carnaval e retorno do período letivo em algumas universidades da capital.
Hoje, três equipes de agentes de combate a endemias fizeram o bloqueio químico na região da praça da Mandioca, um dos principais pontos de encontro do carnaval de rua.
A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho explicou que a ação na região teve inicio ontem, com a visita dos agentes orientando a população e fazendo o tratamento em 100% dos possíveis criadouros, como reservatórios no baixo e outros locais com água parada. “Hoje estamos finalizando essa ação pontual e estratégica na região, com o bloqueio químico visando amenizar o risco proporcionado pelo mosquito adulto”, destacou a coordenadora.
O inseticida utilizado não faz mal ao homem mas, caso ocorra alguma reação a coordenadora, orientou que seja procurado uma unidade de saúde. Alessandra Carvalho explicou que essas ações são estratégicas dentro da rotina já cumprida pelos agentes de combate a endemias, reforçam o combate em áreas consideradas de risco mas a população também precisa fazer a sua parte.
Na região cerca de 115 casas foram visitadas. Em uma delas, Welton, morador e comerciante na região, disse estar contente com a ação dos agentes mas disse que todos precisam fazer a sua parte. “Não adiante os agentes virem aqui, borrifar veneno, se as pessoas continuarem a jogar lixo na rua ou em terrenos baldios”.