sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

ABO-Sinop fará campanha de prevenção ao câncer bucal

PUBLICIDADE

Os odontólogos de Sinop, que trabalham na rede pública e particular, terão a partir da próxima sexta-feira (21), um curso de capacitação sobre câncer bucal. O patologista Arthur Aburad Carvalhosa estará ministrando o curso. O odontológo Fabiano Tocaco Borges, que é o diretor do CEOPE, também estará repassando orientações para os profissionais de Sinop. A iniciativa é da Associação Brasileira de Odontologia de Sinop.

Em novembro, será feita uma campanha de prevenção em Sinop. Consistirá na montagem de consultório odontológico (unidade móvel) em um ponto estratégico da cidade (a ser definido) para realização de exames clínicos na população durante o final de semana que antecede a semana de prevenção em saúde bucal.
A unidade móvel funcionará no sábado e domingo com rodízio entre os profissionais da área privada que obedecerão uma escala previamente elaborada.

Os exames serão realizados e os casos suspeitos encaminhados mediante preenchimento de um formulário e agendamento prévio para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) , na Secretaria Municipal de Saúde de Sinop. Os cirurgiões-dentistas especialistas em cirurgia e o patologista bucal convidado darão prosseguimento ao caso solicitando os exames necessários e encaminhando o material de biópsia para exame através do preenchimento do formulário em anexo.
Os portadores de lesões bucais, câncer ou não, serão encaminhados a tratamento e orientação no serviço público.

Este projeto organizou um projeto de prevenção a câncer bucal cuja proposta não é apenas beneficiar a comunidade, mas incutir a filosofia preventiva nos profissionais da saúde. A campanha deverá ser realizada com a participação ativa dos cirurgiões-dentistas da rede pública e privada (associados da ABO), em conjunto com os demais profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ACD’s, THD’s, ACS, etc.) que tiverem disponibilidade de participar do curso de capacitação ministrado na semana que antecede a campanha.

O objetivo da campanha é aumentar os índices de diagnóstico precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas (LPMs) tornando menos dispendioso o tratamento do câncer por meio de: Identificação de lesões bucais iniciais;
educação da população sobre a saúde bucal e sobre a importância do diagnóstico precoce das LPMs e/ou câncer bucal. Também visa esclarecer a população sobre a importância do auto-exame, orientação sobre condutas de tratamento das doenças presentes.

A prevenção do câncer de boca adquire relevância em saúde pública, particularmente se considerarmos que a abordagem preventiva é compatível com a natureza desta doença, pois a boca favorece o fácil acesso visual.
Além disso, é possível esclarecer a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer, bem como orientá-la sobre a importância da realização do auto-exame de boca periódico, já que o câncer nas fases iniciais não apresenta sintomas.

Os principais Fatores de risco para o câncer bucal são:
álcool – bebidas destiladas ingeridas cronicamente por longos períodos.
tabaco – riscos cumulativos com o aumento do perído de exposição.
radiação solar – afeta principalmente pessoas de pele clara, sendo responsável pela maior parte dos cânceres de lábio inferior.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE