sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

300 mil preservativos serão distribuídos no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com os municípios mato-grossenses, intensificou as ações educativas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV/Aids e às drogas durante o período carnavalesco. A coordenadora de Ações Programáticas e Estratégicas da Ses, Áurea Lambert, informou que, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a programação começou no último dia 17 e se estende até o próximo dia 24 de fevereiro. Nas escolas de samba, as atividades também já tiveram inicio e vão até o dia 18 deste mês.

Já as abordagens com distribuição de materiais educativos e preservativos aos foliões que vão brincar o carnaval em municípios como Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães acontecerão entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Além dos municípios, as ações serão realizadas em parceria com a Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano da capital (SMTU), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o Sesc.

Para o carnaval, a Ses está disponibilizando 300 mil preservativos masculinos, que já estão sendo repassados para os Escritórios Regionais de Saúde (ERS), encarregados de distribuir aos municípios de sua abrangência. “A aquisição de preservativos e demais ações de prevenção têm como objetivo reduzir o número de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e HIV/aids no Estado”, disse.

Em Cuiabá, técnicos da Saúde realizam atividades em universidades, escolas da rede de ensino regular e escolas de samba. “Queremos chamar a atenção da população para que brinque o carnaval com consciência e alertar que a uma das formas de se prevenir as DSTs, a aids e até uma gravidez indesejada é o uso do preservativo”, disse a coordenadora de Ações Programáticas e Estratégicas da Ses, Áurea Assis Lambert.

A coordenadora ressaltou que as camisinhas não são fornecidas apenas no período carnavalesco e podem ser encontradas na rede básica de saúde do Estado. Na rotina, os preservativos masculinos podem encontrados em dois tamanhos: de 49 mm de diâmetro para adolescentes e de 52 mm para adultos. Mas, durante o carnaval, serão distribuídos apenas do tipo adulto. Na rede básica, as camisinhas são preferencialmente fornecidas aos chamados grupos vulneráveis, usuários de drogas injetáveis, pessoas vivendo com HIV/Aids e em situação de risco, entre outros.

Áurea Lambert destacou que, dentro da política de prevenção e promoção de saúde, o Estado desenvolve, durante o ano todo, campanhas educativas e de conscientização à população. Também são realizadas capacitações de médicos e enfermeiros, dos profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE), monitoramento dos planos de ações municipais das 12 cidades que recebem recursos financeiros do Ministério da Saúde (os demais estão contemplados no Plano de Ações e Meta – PAM do Estado), e articulações com as organizações não governamentais (ongs) que atuam na prevenção das DSTs/aids.

Durante o período pré-carnavalesco, o MT-Hemocentro promove a campanha estadual de doação de sangue “Hemo-folia 2006”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue e de estar contribuindo com os hospitais e unidades de saúde no abastecimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Durante a campanha, a unidade móvel ficará estacionada em pontos estratégicos de captação. No dia 15, será na UFMT, no setor da Agronomia, no período das oito da manhã às cinco horas da tarde. Neste mesmo horário, no dia 16 de fevereiro será na Assembléia Legislativa.

Nos dias 17, 18 e 20 de fevereiro, a unidade móvel ficará na praça da República, das oito horas da manhã às cinco horas da tarde. Nos dias 21 e 22, será em Várzea Grande, na Farmacampos, das nove horas da manhã às nove horas da noite. Para o dia 23 de fevereiro, a unidade ficará no pátio do Vinho Sinuelo, em Várzea Grande, das nove às dezoito horas. No encerramento da campanha, a unidade móvel ficará estacionada na Secretaria de Administração (SAD) até as dezoito horas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE