quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

17 casos de meningite notificados este ano em Sinop

PUBLICIDADE

Desde janeiro 17 casos de meningite já foram notificados em Sinop. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, os meses de abril e junho tiveram o maior número de registros. Foram 06 casos em cada.
Nos últimos dias a procura pela vacina contra a doença está sendo muito procurada em Sinop. Segundo a secretaria, uma criança de 09 anos morreu na semana passada vítima de meningite, o que deixa as pessoas com medo.

As vacinas disponíveis são para o tipo A, B e C. Para a meningite do tipo B, a vacina deve ser feita no primeiro ano de vida da criança, junto com a vacina tríplice. Já a vacina Meningo C, que previne a meningite tipo C, custa R$ 150 e deve ser feita nas crianças com dois meses de idade.

A meningo A+C custa R$ 70 e só pode ser feita após os 02 anos de idade. A vacina é feita em várias doses. Até os 08 anos de idade ela é feita de 02 em 02 anos. Depois é feita somente aos 12 anos e de 08 em 08 anos.

A meningite é uma infecção das meninges que recobrem o cérebro por elementos patológicos como vírus, bactérias, fungos ou protozoários, e podem ser transmissíveis. Ela pode ser infecciosa ou bacteriana.

Quando infecciosa é geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico, enquanto a meningite bacteriana é mais perigosa e pode resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...
PUBLICIDADE