O novo secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, vistoriou sete obras idealizadas para a Copa do Mundo de 2014, ontem. Seis das obras integram os Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) firmados entre o Governo do Estado, empresas e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A inspeção contou com a participação de uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), engenheiros do TCE e representantes das construtoras responsáveis pelos projetos. A ação continuará nesta quinta-feira (24), com visitas em outras obras.
O objetivo do secretário é destravar as obras e resolver problemas na execução. “A intensão dessa visita foi conhecer detalhes das obras, ver in loco a situação real de cada uma delas, porque o gestor tem que estar em cima, acompanhando os projetos”, ressaltou o secretário, que assumiu a pasta com a meta de trabalhar para concluir todas as obras da Copa, uma determinação do governador do Estado, Pedro Taques.
Os contratos em questão tinham investimentos iniciais previstos em mais de R$ 200 milhões. O saldo financeiro no momento da assinatura dos TAGs, ocorrida no fim de 2015, alcançava a cifra de R$ 40,56 milhões, relativos a seis estruturas inspecionadas.
Entre os canteiros de obras visitados pelo grupo de trabalho na tarde de quarta-feira estão: Complexo Viário do Tijucal, duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estada do Moinho), Avenida Parque do Barbado, Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT UFMT), Trincheira Jurumirim/Trabalhadores e Trincheira Ciríaco Cândia. Desse conjunto, apenas a Jurumirim não faz parte do TAG, porque a empresa à frente do contrato (Consórcio Sobeltar) se negou a participar da assinatura. No total, são 22 termos assinados, sendo que 18 deles são referentes a obras. Os outros quatro são relativos a empresas supervisoras.
A participação de técnicos do TCE na vistoria ocorreu após reunião entre o secretário Wilson Santos e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Novelli, na semana passada. O conselheiro preside a Comissão de Acompanhamento das obras da Copa, implantada em 2014 pelo TCE. O pedido de acompanhamento partiu do chefe da pasta e o conselheiro atendeu prontamente e designou os engenheiros do Tribunal, André Luiz Souza Ramos e Lafayete Garcia Novaes, que já fazem vistorias regulares em obras inclusas no TAG.