A visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Araguaia movimenta a política mato-grossense. O governador Mauro Mendes (DEM) viajou a Barra do Garças, na divisa com Goiás, acompanhado de secretários, e da Assembleia Legislativa foram sete deputados, o que forçou o cancelamento das sessões ordinárias de hoje, além da reunião do colégio de líderes que contaria com a presença do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Do Legislativo, viajaram o presidente Eduardo Botelho (DEM), o líder do governo Dilmar Dal Bosco (DEM), Max Russi (PSB), Doutor Eugênio, Xuxu Dal Molin (PSC), Sílvio Fávero (PSL) e Delegado Claudinei (PSL).
Do Executivo não foram divulgados os nomes dos secretários, nem se Mauro Mendes fará novas reivindicações ao presidente ou se fará nova cobrança pela liberação dos R$ 450 milhões do Fundo de Auxílio à Exportação (FEX), atrasado desde o início do ano e já cobrado por Mendes em outras oportunidades.
Bolsonaro chega a Barra daqui a pouco para o lançamento do lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia. A data marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo do projeto, uma parceria entre os governos de Goiás e Mato Grosso, é recompor áreas florestais e conservar o solo e a água na região, além de implantar ações de saneamento.
Com mais de 2,6 mil quilômetros de extensão, o Araguaia é um dos principais rios do país e forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e o Pará.
Sua bacia se estende por mais de 350 mil quilômetros quadrados. O programa de recuperação deve envolver 28 municípios goianos e mato-grossenses, banhados pelo Araguaia.
Na primeira etapa, segundo o governo de Goiás, a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio.
Programação
O presidente da República deve chegar à cidade por volta das 9h, acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entre outras autoridades.
Além dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Mato Grosso, Mauro Mendes, também deve comparecer ao evento o governador do Tocantins, Mauro Carlesse. Segundo a assessoria da Presidência da República, o evento será transmitido ao vivo pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Após o lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia, Bolsonaro retorna a Brasília, onde deve desembarcar no início da tarde.