PUBLICIDADE

Vídeo: ferrovias são necessárias para Mato Grosso conseguir escoar produção atual e futura, diz Mauro

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) defendeu, com efetividade a construção e ampliação da malha ferroviária no Estado. Ele afirmou, ao ser questionado por Só Notícias, que nos próximos 10 anos o transporte rodoviário será insuficiente para transportar os grãos das áreas plantadas no Estado, campeão nacional em produção de soja, milho e outras culturas.

Só a safra atual de soja (2021/22) que está sendo colhida no Estado é de 37,41 milhões de toneladas, na nova estimativa, feita ontem, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. Há outras projeções de, em 10 anos, dobrar a produção sendo necessária mais estrutura para transporte dos produtos.

Recentemente, Mauro apresentou chamamento público para a expandir a Ferronorte, que tem principal base em Rondonópolis (fazendo ligação com São Paulo) ligará a Cuiabá (extensão aproximada de 200 km) e, posteriormente, a Nova Mutum (cerca de 200 km da capital) até Lucas do Rio Verde.

A Ferrogrão, ligando Sinop a Miritituba (PA), está com a concessão prestes a ser liberada pelo governo federal para iniciar as obras de aproximadamente 933 km de trilhos com projeção de escoar 20 milhões de toneladas de grãos/ano.

Assista

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-secretário estadual assume pasta adjunta em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou hoje alterações...

Deputados aprovam projeto que diminui limites para aplicação de agrotóxicos em Mato Grosso

Com três votos contrários, os deputados estaduais de Mato...
PUBLICIDADE