Amanhã, às 10:00h, vereadores dos municípios do eixo Portal da Amazônia vão se reunir na Câmara de Alta Floresta, para debater os conflitos criados nas últimas semanas, devido à atuação do Ibama e da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura. O presidente da Câmara, Paulo Florêncio ressaltou que os vereadores de Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Carlinda e Nova Monte Verde vão definir uma pauta de reivindicações que serão apresentadas na reunião de segunda-feira, com o governador Blairo Maggi.
“Temos que buscar uma solução para a nossa região”, disse ele, ressaltando que na “briga de poder entre a Sema e o Ibama, o mais prejudicado é a população. A Sema não tem liberado os planos de manejo e o Ibama vem com tudo para cima das indústrias madeireiras. Acho que a atual legislação ambiental tem que ser revista”, disse ele.
Na última quarta-feira, trinta e nove fiscais do Ibama foram feito reféns dentro da Câmara de Vereadores de Paranaíta (250 km de Sinop). A confusão começou depois que os fiscais fecharam três madeireiras e dois garimpos na região. No início da madrugada, a polícia conseguiu negociar a libertação dos funcionários do Ibama. Mas eles só foram liberados depois que concordaram em liberar o funcionamento das três madeireiras lacradas.
Antes da liberação, houve um princípio de tumulto no lado de fora da câmara. Muitas pessoas foram até o local, funcionários de madeireiras, estudantes e moradores, e as vidraças foram apedrejadas, mas o tumulto foi contido pela Polícia Militar, sem maiores transtornos.