sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Vereador quer investigação sobre casos de infecção no Hospital Regional de Sinop

PUBLICIDADE

O vereador Cláudio Santos (DEM) encaminhou requerimento, ao governo do Estado, com cópia ao secretário de Saúde, Eduardo Luiz Bermudez, cobrando instauração de um procedimento administrativo para apurar as responsabilidades sobre os casos de infecção hospitalar no Hospital Regional de Sinop. As bactérias multirresistentes infectaram vários pacientes no último mês e levantou-se a suspeita de que teriam ocasionado, também, o óbito de uma criança.

O pedido foi encaminhado ao presidente da câmara, Mauro Garcia (PMDB), que deve colocar em votação hoje à noite, durante sessão ordinária. Caso o plenário aprove o requerimento, a solicitação será encaminhada.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde nega qualquer relação entre a bactéria e a morte da criança. Segundo a assessoria, há aproximadamente 20 dias, pacientes da UTI Adulto apresentaram sintomas correspondentes aos causados por bactérias multirresistentes. Estes pacientes foram isolados, tiveram material recolhido, que foi encaminhado para exame e a Anvisa, juntamente com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, foram informadas da situação.

A pasta esclareceu ainda que o resultado para bactéria multirresistente foi positivo. Com isso, os pacientes foram tratados e, assim que foram tendo alta e o número de pacientes na UTI foi reduzido, estes foram transferidos de local, para uma UTI provisória para que fosse realizada uma limpeza terminal na unidade, ou seja, uma desinfecção mais apurada”. Sobre a causa da morte da criança, a nota destacou que “não foi identificada a bactéria multirresistente, até mesmo pelo fato de a criança ter sido internada na UTI Pediátrica e a bactéria ter se manifestado apenas na UTI Adulta”.

A secretaria estadual informou também que a criança chegou ao hospital em estado crítico e apresentando estado infeccioso grave devido a um ferimento existente no pescoço e não por pneumonia, como foi questionado. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...
PUBLICIDADE