PUBLICIDADE

Vereador de Sorriso quer a criação de um consórcio intermunicipal para agricultura

PUBLICIDADE

Fomentar e diversificar a produção de Sorriso e região. É com este objetivo que o vereador sorrisense Xuxu Dalmolin (PFL) está sugerindo ao governo estadual e aos prefeitos da região a implantação de um Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável enfocando o pequeno produtor.

Na semana passada, o vereador esteve em Cuiabá conversando com o secretário adjunto de Gestão e Agronegócio, Rodrigues Palma. Dalmolin solicitou a realização de estudos e análises para a criação do consórcio. “Este consórcio poderá ser constituído pelos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Vera, Sinop, Santa Carmem, Tapurah, Cláudia, União do Sul, Feliz Natal, Ipiranga do Norte e Itanhangá”, enumera.

Dalmolin acrescenta que “por Sorriso ter vocação estritamente agrícola e estar situado no centro geodésico de Mato Grosso, próximo de inúmeras cidades, a propagação das tecnologias oriundas do consórcio serão facilitadas”. Enquanto a solicitação será analisada e encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, o vereador irá em busca de parceiros na região para implantar o consórcio.

As negociações para viabilizar a construção de uma sede própria para a Empaer de Sorriso, bem como a aquisição de uma caminhonete e a ampliação do quadro técnico da empresa, inclusive, com a contratação de médico veterinário, estão avançadas, segundo informou o vereador Dalmolin. O parlamentar esteve reunido com o presidente da Empaer, Aréssio Paquer.

Ainda na capital do Estado, Xuxu Dalmolin manteve contatos com o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado e participou de um fórum rural sobre alternativas para amenizar a crise no agronegócio realizado pela Famato e demais entidades ligadas ao setor agropecuário. Para encerrar as audiências, Dalmolin também visitou as empresas de telefonia móvel Vivo e Brasil Telecom. O parlamentar está cobrando agilidade na implantação dos serviços nos distritos de Boa Esperança e Primavera, além da instalação de telefones público e fixo no campus da Fais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE