PUBLICIDADE

Várzea Grande: Kalil entrega maternidade com capacidade de 300 partos/mês

PUBLICIDADE
Só Notícias

O prefeito Kalil Baracat entregou, hoje, a Maternidade Francisco Lustosa de Figueiredo. que compõem a Rede Cegonha Municipal com 30 leitos distribuídos em 5 enfermarias, dois centros cirúrgicos, duas salas de parto humanizado, sala de parto/isolamento a nova unidade segue as diretrizes da política nacional de humanização preconizada pelo ministério da Saúde com o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção especial durante a gravidez, parto e puerpério. Por mês poderá realizar cerca de 300 partos.

A unidade já está funcionando e realizou cesarianas e partos. “Aqui já temos novos várzea-grandenses nascidos com qualidade no atendimento e com respeito e humanização”. “Hoje é um dia de festa para Várzea Grande e sua população e porque não dizer para pessoas de outras cidades e até mesmo de outros Estados que vem em busca de atendimento médico via SUS, gratuito e de qualidade e o melhor de tudo para gerar vida”, disse o prefeito ao entregar as instalações da nova Maternidade anexa ao Hospital São Lucas. A nova sede da Maternidade, foi possível concretizar, graças às parcerias com o governo do Estado e Assembleia Legislativa junto a prefeitura.

O 1º Secretário da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, lembrou os esforços do legislativo estadual para ajudar a todos os municípios a superarem esse período ruim, que estão passando em função da pandemia, e que o aporte do Governo do Estado também tem sido essencial para a efetivação de projetos, principalmente, no setor de saúde pública. “O município tem priorizado a Saúde e tem colocado em prática as ações e serviços que a população precisa e merece como a Rede Cegonha, que garante as mães além de uma gestação tranquila, um parto seguro e humanizado, e sem haja a mínima preocupação de contaminação”, destacou Botelho ao defender que o atual Hospital Pronto Socorro Municipal fique apenas para casos de Covid, entre outros.

O deputado Paulo Araújo disse que Várzea Grande vive um momento ímpar porque possui uma administração que não tem medido esforços para atender a população em todos os setores. “Este lugar traz o resgate para as mães que tem por direito trazer ao mundo os seus filhos na cidade onde ela reside” disse o parlamentar elogiando a administração municipal.

O secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que uma das prioridades da gestão Kalil Baracat é justamente ter um hospital maternidade próprio, o que faltava na nossa cidade. “Fizemos todo o planejamento, em caráter emergencial, em consequência do avanço da pandemia, e queríamos um lugar próprio para as gestantes e seus bebês. A saúde pública de Várzea Grande, instituiu serviços de atenção integral à gestante que vão desde o diagnóstico da gravidez, acompanhamento do período gestacional, direito a exames, tratamento odontológico, parto, pós-parto, até a atenção à criança, na Rede Básica. E na nova maternidade serão garantidos os serviços vinculados ao parto” além de proporcionar“qualidade de vida às futuras mães e seus bebês ofertando proteção, orientações, acompanhamento, assistência médica, até o nascimento do bebê, onde a mãe, já sabe onde vai nascer e na garantia de cuidados dentro da rede SUS, no período do nascimento e no decorrer do crescimento da criança”, garantiu

Será construído novo Pronto Socorro, já anunciado pelo prefeito, no local onde funciona hoje o atual Pronto Socorro será transformado em Hospital exclusivo Materno Infantil, outro projeto em planejamento na extensão da oferta de serviços da rede SUS municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Fábio Tardin, avaliou que, “quando se tem uma administração de resultados, isto se transforma em alegria, desenvolvimento, crescimento, felicidade e estamos vivendo um momento de tensão por causa da Pandemia da COVID 19, mas ao mesmo tempo de esperança, porque estamos trabalhando e fazendo o melhor pela cidade e por sua gente, então fico feliz com os resultados da gestão Kalil, que é nova, mas adota medidas maduras e eficientes”, frisou.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, aproveitou a solenidade para anunciar que reduziu para 30 a 59 anos as pessoas que têm comorbidades e que serão vacinadas, nos próximos dias, contra a Covid.

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE