O advogado e ex-presidente da OAB-MT, Ussiel Tavares da Silva Filho, foi empossado, no final da tarde, como procurador-geral do Município de Cuiabá. Ussiel Tavares assume no lugar do advogado José Antônio Rosa, que pediu desligamento do cargo para se defender das denúncias de envolvimento de irregularidades detectadas no processo licitatório do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento-. “O amigo Ussiel chega para compor nossa equipe num momento difícil, delicado. Mas a vida pública não tem momento fáci”, disse o prefeito Wilson Santos, ao empossá-lo. “Na condição de pau rodado que sou, estou convicto de que o advogado Ussiel – que tantas conquistas já perpetrou em sua vida profissional e familiar – só aceitou assumir essa função espinhosa por entender ter chegado a hora de devolver à coletividade o muito que ela nos deu”, emendou.
O prefeito também agradeceu o ex-procurador José Rosa, que ficou preso 8 dias, na Operação Pacenas, juntamente com empreiteiros e servidores das comissões de licitações de Cuiabá e Várzea Grande. “José Rosa deixou o cargo espontanea mente para poder se dedicar à sua defesa. Até então, não há nada que desabone sua conduta. Na carta que me endereçou, disse que irá lutar para recompor a sua honra, imaculada nesse episódio do PAC. Saiu dignamente e por vontade própria. Um gesto altruísta e elevado do ex-procurador José Antônio Rosa”, disse.
O novo procurador afirmou que assume o cargo com determinação em meio à crise institucional. “Sei que a tarefa não é fácil, porém vou cumpri-la. Parabenizo o prefeito pela coragem em buscar parceria com o Exército para tocar as obras do PAC na capital”, disse, acrescentando que o 9º BEC deverá aceitar o desafio de fazer as obras de saneamento. Ele ainda prometeu rigor nas apurações das ditas irregularidades relacionadas ao PAC de Cuiabá. Uma Comissão de Sindicância vai ser montada para apurar se há envolvimento de servidores e pessoas ligadas à prefeitura.